Idealizador

A ABRAPES – Associação Brasileira de Pacientes de Esclerose Sistêmica foi fundada pelo Dr. Percival Degrava Sampaio-Barros e pacientes de esclerodermia, ele graduado em Medicina no ano de 1986, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde fez a sua Residência Médica em Reumatologia.

Em 1993 defendeu a sua tese de Doutorado sobre o tema “esclerose sistêmica”. Desde então, tem se dedicado ao estudo da “esclerodermia” e das “espondiloartrites”. Entre 1995 a 2009, foi médico assistente da Disciplina de Reumatologia da UNICAMP e desde julho de 2009 é médico assistente da Disciplina de Reumatologia da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo.

No campo das “espondiloartrites”, é presidente da Comissão de Espondiloartrites da Sociedade Brasileira de Reumatologia (biênios 2006-2008 e 2008-2010), coodenador nacional do Registro Brasileiro de Espondiloartrites(RBE) e membro titular do grupo ASAS (Assessment on Spondyloarthritis Internacional Society).

No campo da “esclerodemia” é o coordenador do GEPRO (Grupo de Esclerose Sistêmica do Projeto Pronuclear) da Sociedade Brasileira de Reumatologia, presidente do Grupo de Estudos de Esclerose Sistêmica da PANLAR ( Liga Panamericana de Associações de Reumatologia, período 2008-2010), membro efetivo do grupo EUSTAR (EULAR Scleroderma Trial And Research), membro da Comissão Organizadora do 1° Congresso Mundial de Esclerose Sistêmica (Florença, 11 a 13 de fevereiro de 2010) e presidente do Conselho Científico da ABRAPES (Associação Brasileira de Pacientes de Esclerose Sistêmica).

Enfrente a esclerodermiaA Sua Vida
VALE A LUTA

“Olá tbém tenho Esclerodermia localizada no braço de forma linear , e o que mais me incomoda é a aparência pq graças a DEUS não tenho maiores sintomas , no momento estou tomando vitamina E e tomei por um tempo um corticóide que melhorou um pouco já que percebo que no frio ela fica mais aparente”

placeholder
Leandra Carreiro
Escola, E.E Nelson Fernandes

TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO, A ABRAPES PRECISA DE VOCÊ.