“Olá tbém tenho Esclerodermia localizada no braço de forma linear , e o que mais me incomoda é a aparência pq graças a DEUS não tenho maiores sintomas , no momento estou tomando vitamina E e tomei por um tempo um corticóide que melhorou um pouco já que percebo que no frio ela fica mais aparente”
Leandra Carreiro
Escola, E.E Nelson Fernandes
“Oi, me chamo Luana e sou paciente, fui diagnosticada com Esclerodermia na forma difusa. Para pacientes com uma doença rara como a Esclerose Sistêmica a primeira reação é de susto por não conhecermos. Como qualquer outra doença uma das reações é de descrença: “Por que comigo?”. Mas aprendi, com meus médicos, amigos, familiares e meus livros, que não é um problema fácil, mas que para tudo na vida tem um jeito. Um dos melhores remédios que existe é o riso. Tenhamos fé e perseverança que um dia teremos a cura. ”
Luana Martins
de, Fronteiras
“Meu esposo foi diagnosticado com esclerose sistêmica. Foi tratado por 5 anos somente como artrite reumatóide o muito prejudicou pois a doença evoluiu muito, inclusive hj ele está praticamente incapacitado devido as maos estarem em forma de “garras”. Atualmente faz uso de leflumomida. Sente muitas dores e uma inflamação nas articulações q não cede.
Meu sonho é vê-lo sem dor, pois sofremos( filho também) muito junto com ele.”
Natalia Aires
da, UERJ